A Bahia tem se destacado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, conforme aponta o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre janeiro e abril de 2024, o turismo baiano cresceu 12%, enquanto o Brasil registrou um aumento de 1,4%.
Esse crescimento coloca a Bahia no topo do ranking de unidades federativas com maior avanço no setor turístico. Além disso, a receita do setor na Bahia aumentou 22% no período, e 6,9% dos empregos formais gerados no estado foram em serviços turísticos. Em comparação, a receita nacional cresceu 9,7%.
Os dados do IBGE estão em sintonia com as informações da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que indicam um aumento de 4,7% no movimento dos aeroportos baianos no primeiro quadrimestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia. As praças de pedágios também tiveram um incremento de 8,4%.
Maurício Bacelar, titular da Setur-BA, destacou as estratégias do governo do estado para alavancar o turismo na Bahia. “É um grande conjunto de ações, que envolve promoção, capacitação, qualificação, infraestrutura e sustentabilidade, sempre mantendo diálogo com o Governo Federal, os municípios, o trade turístico e outros agentes. Esse trabalho estratégico tem mantido a Bahia na liderança do turismo nacional. Importante verificar que o crescimento é registrado tanto no volume das atividades, quanto na receita. Isso significa que o turista está gastando mais em território baiano, o que reflete na geração de mais emprego e renda para a população”, afirmou.
A Bahia segue consolidando sua posição como um destino turístico de destaque, com um crescimento significativo nas atividades e receitas do setor, fortalecendo a economia local e proporcionando mais oportunidades de emprego e desenvolvimento.
Fique por dentro das notícias e novidades sobre o turismo na Bahia e compartilhe essa matéria com amigos e familiares! 🌴✈️