sábado, outubro 4, 2025
InícioCosta Azul e RegiãoAtacadão acelera transformação digital para atender novo perfil de consumo

Atacadão acelera transformação digital para atender novo perfil de consumo

Fonte: Redação (Boca do Rio Magazine)

Com mais de 5 milhões de usuários no aplicativo e soluções como WhatsApp, e-commerce e self-checkout, rede investe em inovação para garantir praticidade, personalização e eficiência.

O comportamento do consumidor brasileiro tem mudado rapidamente — e o Atacadão está acompanhando essa transformação. De acordo com o estudo Future Consumer Index, da EY-Parthenon, 48% dos brasileiros já baixaram apps de varejistas, um número que supera a média global em 17 pontos percentuais. Além disso, 63% utilizam esses aplicativos para buscar descontos e ofertas exclusivas.

Com presença nacional, o Atacadão vem investindo fortemente na digitalização de sua operação. Um dos destaques é o aplicativo “Meu Atacadão”, lançado há pouco mais de um ano e que já ultrapassou 5 milhões de usuários. A plataforma reúne funcionalidades como ofertas personalizadas, catálogo de produtos e integração com outros canais da marca.

Outro pilar importante é o atendimento via WhatsApp, que já conta com mais de 2 milhões de clientes cadastrados. Pelo canal, os consumidores recebem promoções customizadas, o que facilita o reabastecimento para pequenos empreendedores e o consumo doméstico.

“A transformação digital no Atacadão é pensada para facilitar a vida de quem compra conosco, seja para o seu negócio ou consumo próprio”, afirma Marco Oliveira, CEO da rede.

A presença online da marca também vem crescendo. O e-commerce está ativo em 250 unidades do país, oferecendo entrega em domicílio ou retirada na loja. Já nas unidades físicas, a tecnologia também marca presença com o sistema de self-checkout, que permite ao cliente finalizar sua compra com autonomia, já implantado em mais de 190 lojas.

Hoje, o Atacadão conta com 418 unidades espalhadas pelo Brasil, atendendo 95% dos municípios. Essa capilaridade representa um grande desafio logístico, mas que vem sendo enfrentado com o uso de inteligência artificial e automação de processos. Isso permite desde a previsão de demanda e ajuste de estoques até rotas otimizadas para garantir a entrega dos produtos certos no momento certo.

Além disso, a rede utiliza dados para entender o comportamento dos consumidores e entregar ofertas mais relevantes, além de manter a competitividade nos preços ao automatizar processos internos e melhorar a gestão de custos.

A digitalização também tem um papel social. Ao oferecer ferramentas que agilizam o abastecimento e simplificam a jornada de compra, o Atacadão apoia o pequeno empreendedor, fomenta a geração de empregos e fortalece a economia local.

“Nossa missão é acompanhar a evolução do consumo sem perder a essência: variedade, preço justo e praticidade”, reforça o CEO.

Sobre o Atacadão

Parte do Grupo Carrefour Brasil, o Atacadão possui 63 anos de história e mais de 76 mil colaboradores. São 382 unidades de autosserviço, além de 36 centros de distribuição e atacados de entrega, abastecendo comerciantes, transformadores e consumidores finais.

Presente em mais de 220 municípios, a marca figura entre as 50 mais valiosas do país, segundo a Kantar. Em 2023, foi reconhecida com prêmios importantes, como o Top of Mind da Folha de S. Paulo e liderança nos rankings da ABAAS e ABAD.

A empresa ainda reforça seu compromisso com a diversidade, o combate à fome e a sustentabilidade, pilares que fazem parte de sua atuação no Brasil.

Siga nossas redes sociais:
Pin Share
Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Populares

Comentários Recentes